Gestão Emocional no Desporto

foto

Descrição

O desporto tem vindo a granjear cada vez mais aficionados, praticantes e impacto na generalidade como fenómeno sociológico de destaque nas sociedades modernas no século XXI.

Associado ao mesmo, temos vindo a observar a sua proliferação e industrialização, adotando cada vez mais a prática desportiva, contornos comerciais e negociais.

Para além disso, o Desporto tem-se afirmado como promotor positivo de estilo de vida individual e meio de socialização, integrando as pessoas em sociedade, estando aceite de forma generalizada como um foco interesse comum, independentemente de estereótipos e/ preconceitos.

Assim, assente nos pressupostos das sociedades modernas verificamos uma valorização geral da prática desportiva, que evoca a um sentido de presença e participação na atividade desportiva dos Encarregados de Educação, Familiares e Pais dos praticantes.

O fenomeno de proximidade entre estrutura de suporte familiar e a gestão e intervenção técnica tem originado amplo debate e questões da maior pertinência atual, face à otimização da da agilização entre as estrutura de desenvolvimento de prática desportiva e suporte.

Face ao mesmo urge, dotar os Pais ou Encarregados de Educação de ferramentas, estratégias e conhecimentos mais ajustados às necessidades dos seus filhos praticantes, visando um maior entendimento do contexto desportivo e melhor articulação entre todos os agentes, sob pena da intervenção dos pais, se revestir de ineficácia e simultaneamente gerar mais frustração nos diferentes agentes desportivos.

Objectivos

Compreender a importância do desporto no contexto social atual

Identificar emoções no desporto

Compreender o impacto das emoções na performance e no relacionamento interpessoal

Enquadrar o papel dos pais face às incidências desportivas

Equacionar técnicas de auto regulação emocional

Identificar incidentes desportivos onde a regulação externa dos pais poderá ser relevante

Distinguir uma intervenção eficaz de uma intervenção desenquadrada


Programa

18:00/19:15 – Ana Ramires

O impacto das emoções no desporto

O papel do pai e seu impacto na gestão emocional no desporto

19:15/19:45 - Intervalo


19:045/21:00 – Ana Ramires

Processos de auto-regulação emocional

Processo regulação emocional externa: Os Pais


Nota


Organização

 
  • Partners
  • Partners

Creditado por

 

Parceiros