Factores Críticos de Sucesso na Liderança

foto

Descrição

A IVª Edição de Liderar no Desporto, desta feita na Cidade Europeia do Desporto Portimão 2019, surge com o propósito de abordar a temática da Liderança em contexto desportivo. Consubstanciado nos alicerces das primeiras edições, volta-se a preconizar o contributo de especialistas nacionais e internacionais em psicologia do Desporto, de reconhecida experiência na exploração de processos de Liderança, bem como, o contributo de Líderes Desportivos de referência, os quais, são considerados casos práticos de sucesso.


O evento Liderar no Desporto caracteriza-se por ser pioneiro, não se vislumbrando em Portugal eventos específicos desta temática em contexto desportivo, com a profundidade com que a mesma é abordada e debatida nesta proposta. Tendo em conta que o tema suscita muito interesse científico, e é pertinente em termos de intervenção prática no terreno, a reflexão e estudo possibilita um amplo leque de abordagens, sendo a resposta obtida sobre esta matéria, plural, criativa e inovadora, requerendo um constante estudo sobre a mesma.


Assim, no contexto desportivo atual, caracterizado pela procura de obtenção de rendimento, visando o concretizar de objetivos de grau de exigência elevado, o processo de Liderança adquire um relevo e impacto único.


O processo de Liderança, levado a cabo pelo corpo técnico, constitui a “ponte” para a otimização do rendimento do atleta. É através das acções/comportamentos do Treinador, que este efetiva a sua visão e direcciona o atleta/equipa no sentido de atingir os objetivos pretendidos.
Um processo de Liderança ajustado e adequado, resultará numa vantagem emergente, ou por outro lado, poderá originar o defraudar de expectativas dos vários agentes envolvidos no contexto desportivo.


A Liderança constitui assim, o caminho privilegiado para o atleta, para potenciar as suas capacidades e em última análise, o seu rendimento.
Estão assim lançadas as bases para uma exploração da temática em questão, quer dum ponto de vista científico, quer experiencial.

Objectivos


- Compreender e enquadrar vários conteúdos e temáticas que permitam um melhor conhecimento da intervenção enquanto treinador e líder de equipas desportivas;

- Conhecer e reflectir criticamente sobre os diferentes modelos conceptuais apresentados; 

- Adquirir conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas; 

- Perspetivar situações de intervenção do treinador segundo os diferentes conteúdos abordados;

- Desenvolver e aperfeiçoar competências de análise crítica de situações que permitam tomar decisões ajustadas no contexto desportivo na óptica do treinador;

- Utilizar ferramentas veiculadas na ação de formação em contexto real de ação;



Programa

PROGRAMA

17H30 – Acreditação

17H45 – Início da Formação – Dr. Gonçalo Castanho

Actualização de conhecimentos sobre modelos e práticas emergentes de liderança sobre atletas e equipas.

Consideração e desenvolvimento de fatores críticos de sucesso na Liderança.




Nota

A acção será creditada com 0.8 UC para renovação do TPTD junto do IPDJ, na Componente Geral. 

Organização

 
  • Partners
  • Partners

Creditado por

 
  • Partners

Parceiros