Treino das Qualidades Físicas no Futebol Masculino e Feminino de Alto Rendimento Desportivo

foto

Descrição

O futebol é uma modalidade que exige ao jogador várias capacidades das quais se destacam uma apurada competência técnica, uma boa compreensão tática do jogo, uma atitude focada no rendimento e uma capacidade atlética excelente. Sendo esta formação no âmbito do desenvolvimento das qualidades físicas, é importante referir que as exigências competitivas do futebol de alto rendimento impõem aos seus praticantes uma preparação planeada de forma longitudinal para que o jogador possa chegar ao final das suas etapas de formação preparado para as exigências que pressupõem um jogo de elevado nível competitivo.
Uma vez que a avaliação do desempenho é fundamental, a carga externa e a carga interna têm vindo a ser avaliadas. No que diz respeito à carga interna através da perceção subjetiva do esforço, frequência cardíaca, lactato sanguíneo, impulso de treino, perceção subjetiva de recuperação, prontidão e acute-chronic workload ratio e na carga externa através da análise tempo-movimento, principalmente utilizando GPS que tem vindo a ganhar importância para o conhecimento do jogo e do treino.
No alto rendimento, os jogadores realizam cerca de sessenta jogos por época. Esta alteração das exigências faz-nos ficar cada vez mais vinculados à importância de uma adequada monitorização das cargas de treino, para que os atletas consigam competir com grande nível de desempenho ao longo de toda a época, evitando assim estados de fadiga. Contudo esta capacidade dos atletas para corresponderem a estas exigências terá de ser algo preparado de forma longitudinal através de um planeamento que deverá considerar as diferentes etapas da formação. Este planeamento permitirá ter atletas mais preparados no final do processo, assim como evitar lesões e estados de sobressolicitação.

Vamos ter connosco os Oradores:

- Filipe Antunes, preparador físico da equipa de Sub-19 masculino do Sporting Clube de Portugal desde a época 2015/16. Acumula passagens pelas equipas técnicas de sub15 e sub19 do Real Sport Clube onde disputou o campeonato nacional. Posteriormente integrou a equipa técnica dos seniores do Atlético Clube da Malveira no Campeonato Nacional de Seniores, clube onde coordenou toda a formação antes de ter ingressado no Sporting Clube de Portugal onde desempenha as funções atuais. Conta com Licenciatura em Treino Desportivo, Pós-Graduação em Strength and Conditioning e é Mestrando na Faculdade de Motricidade Humana em Treino de Alto Rendimento. Treinador UEFA B.


- Pedro Silva, preparador físico da equipa A feminina do Sporting Clube de Portugal desde a época 2016/17, antes disso foi preparador físico no futebol masculino de formação no Sporting Clube de Portugal. Atualmente a terminar o Mestrado em Treino de Alto Rendimento na ULHT, pós-graduado em Treino Funcional e em Personal Trainer, também a frequentar o curso de carga de treino e lesões em desportivos coletivos no Barça Universitas.




Objectivos

No final da formação, os formandos deverão:
- Conhecer o processo de desenvolvimento longitudinal do atleta ao longo do processo de formação atlética do jogador.
- Planear e controlar as cargas de treino ao longo de uma época desportiva e da respetiva pré-época.
- Integrar o treino das diferentes qualidades físicas dentro do processo global de treino (força, resistência específica, velocidade e potência).

- Avaliar as qualidades físicas dos seus atletas e prescrever treino individualizado em função das necessidades individuais de cada um.
- Saber individualizar o treino das qualidades físicas dentro do treino global caraterístico dos desportos coletivos.
- Organizar o macrociclo anual em diferentes mesociclos e organizar o mesociclo em diferentes microciclos.
- Saber controlar as cargas dos mesociclos, microciclos e sessões de treino otimizando ao máximo a relação entre fadiga e supercompensação.
- Utilizar ferramentas de prontidão e indicadores de recuperação para otimizar o treino das diferentes qualidades físicas.
- Conhecer e utilizar as diferentes ferramentas de avaliação das qualidades físicas (sessão prática).

Programa

08h30m - Sessão Teórica - Filipe Antunes

11h30m - Sessão Teórica - Pedro Silva

13h00m - Intervalo para Almoço

14h00m - Sessão Prática - Em ambiente de Ginásio

                - Trabalhos Práticos de aplicação de conhecimentos

19h00m - Final da Ação

Nota

A acção será creditada com 2 UC para renovação do TPTD, Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos

Organização

 
  • Partners

Creditado por

 
  • Partners

Parceiros

 
  • Partners