Planeamento & Comunicação na Liderança Desportiva

foto

Descrição

A IVª Edição de Liderar no Desporto, desta feita na Cidade Europeia do Desporto Portimão 2019, surge com o propósito de abordar a temática da Liderança em contexto desportivo. Consubstanciado nos alicerces das primeiras edições, volta-se a preconizar o contributo de especialistas nacionais e internacionais em psicologia do Desporto, de reconhecida experiência na exploração de processos de Liderança, bem como, o contributo de Líderes Desportivos de referência, os quais, são considerados casos práticos de sucesso.

O evento Liderar no Desporto caracteriza-se por ser pioneiro, não se vislumbrando em Portugal eventos específicos desta temática em contexto desportivo, com a profundidade com que a mesma é abordada e debatida nesta proposta. Tendo em conta que o tema suscita muito interesse científico, e é pertinente em termos de intervenção prática no terreno, a reflexão e estudo possibilita um amplo leque de abordagens, sendo a resposta obtida sobre esta matéria, plural, criativa e inovadora, requerendo um constante estudo sobre a mesma.

Assim, no contexto desportivo atual, caracterizado pela procura de obtenção de rendimento, visando o concretizar de objetivos de grau de exigência elevado, o processo de Liderança adquire um relevo e impacto único.

O processo de Liderança, levado a cabo pelo corpo técnico, constitui a “ponte” para a otimização do rendimento do atleta. É através das acções/comportamentos do Treinador, que este efetiva a sua visão e direcciona o atleta/equipa no sentido de atingir os objetivos pretendidos.

Um processo de Liderança ajustado e adequado, resultará numa vantagem emergente, ou por outro lado, poderá originar o defraudar de expectativas dos vários agentes envolvidos no contexto desportivo.

A Liderança constitui assim, o caminho privilegiado para o atleta, para potenciar as suas capacidades e em última análise, o seu rendimento.
Estão assim lançadas as bases para uma exploração da temática em questão, quer dum ponto de vista científico, quer experiencial.

Objectivos

Compreender a importancia da comunicação

Identificar veículos de comunicação

Compreender a importância da gestão de timings na comunicação

Identificar factores de relevo na comunicação

Identificar casos práticos

Considerar o planeamento de grandes competições

Agilizar o planeamento individual e/ou de equipa

Gerir a estrutura de suporte

Estabelecer uma linha temporal na planificação da intervenção e de objectivos

Programa

18:00/19:15 – Professor Tomaz Morais

A importancia e o relevo da eficácia comunicacional


19:15/19:45 - Intervalo


19:045/21:00 – Professor Tomaz Morais

Os beneficios e o impacto da gestão dos processos de planificação e organização

Nota

A acção será creditada com 0.6 UC para renovação do TPTD junto do IPDJ, na Componente Geral, bem como para Professores.

Organização

 
  • Partners
  • Partners

Creditado por

 
  • Partners

Parceiros

 
  • Partners