Neurociência da Dor - Perspectivas Contemporâneas e Aplicação Prática no Raciocínio Clínico

foto

Descrição

‘Neurociência da dor. Perspetivas contemporâneas e aplicação prática no raciocínio clínico’ pretende explorar criticamente os vários modelos teóricos desenvolvidos para definir e explicar a experiência individual e subjetiva da dor. Neste curso serão abordados em profundidade os processos neuro-imuno-fisiológicos relacionados com neuroplasticidade, nocicepção, sensitização periférica e central, assim como os processos modulatórios da nocicepção. Focando ainda a aplicação deste conhecimento no raciocínio clínico, promovendo-se uma discussão dos modelos atuais de raciocínio clínico tendo em conta o processo de ‘Shared-Decision Making’.

Objectivos

Sessão 1
Esta sessão pretende olhar para o problema da dor como experiência hedónica negativa e o desafio que apresenta para o individuo que com ela vive, como também para os profissionais e sistema de saúde.

Sessão 2
Esta sessão explora os mais diversos modelos teóricos que pretendem definir e explicar a experiência da dor. Promove uma análise crítica dos modelos existentes, como por exemplo: “pain gate”, “Neuromatrix”, “Pain Matrix and/or pain neuromatrix”, “mature organism models” entre outros. Apresenta paradigmas contemporâneos da neurociência.

Sessão 3
Esta sessão explora as estruturas neuroanatómicas e processos neuro-imuno-fisiológicos relacionados com neuroplasticidade, nocicepção, sensitizacao periférica e central. Pretende também fazer uma ligação com o raciocínio clínico na pratica clinica. A abordagem destes diferentes processos será feita de uma forma hierárquica de acordo com a constituição do Sistema Nervoso Central, e no sentido de reavaliar a nocicepcao como uma fonte de ‘erro’ ou processo entrópico.

Sessão 4
Nesta sessão pretende-se apresentar vários modelos de raciocínio clínico, discuti-los de uma forma crítica com o objetivo de avaliar a sua verdadeira aplicabilidade prática, usando como referência a multidimensionalidade da experiência da dor. Explora-se também o processo de ‘Shared-Decision Making’ como um paradigma importante na jornada de avaliação e tratamento da pessoa que vive com dor persistente.

Programa

25 de Maio
- Registo para o curso às 9h
Curso das 9h30 às 16h30 - Sessão 1 + Sessão 2


26 de Maio 
Curso das 9h às 16h - Sessão 3 + Sessão 4

Nota


Organização

 
  • Partners

Creditado por

 

Parceiros

 
  • Partners